- Tayane Anjos
Lindo risoto de açafrão

Olá meus lindos... Quem aí gosta de um bom risoto?! E quem aí já tentou fazer em casa?! É mais simples do que parece, embora muitas pessoas achem um prato assustador, ele só precisa de um pouco de atenção. Vou ensinar a vocês o passo a passo desse lindo risoto de cúrcuma.
Ingredientes:
Uma xícara de arroz para risoto
Uma cebola pequena ralada
Uma colher de sopa de azeite
750 ml de caldo de legumes (pode ser de frango também, mas eu prefiro deixar o prato todo vegetariano)
Uma taça de vinho branco seco
Uma colher de sopa de cúrcuma
Sal e pimenta preta a gosto
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga para finalizar
Ps: se vc quiser deixar o prato 100% sem lactose, é só procurar um queijo curado sem lactose e não adicionar a manteiga no final.
Essa receita serve de 3 a 4 pessoas.
Modo de fazer: Numa panela coloque o caldo para esquentar e deixe ele ao lado em fogo bem baixo para ser utilizado no risoto (não deixe ferver). Numa frigideira grande e alta (pode ser uma panela larga também se você preferir) coloque a cebola com o azeite para dourar. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente o arroz. Frite esse arroz coma cebola por um minuto. Adicione o açafrão. Misture por mais 30 segundos e adicione o vinho (se não quiser usar vinho, comece a adicionar o caldo, mas ele dá uma camada extra de sabor e o álcool vai evaporar todo). Deixe evaporar o vinho e depois comece a adicionar o caldo, uma concha por vez. Adicione, mexa o arroz, quando secar coloque mais e continue nesse processo até que o arroz esteja cozido ao dente. Nesse ponto você adiciona o queijo, a manteiga, a pimenta e experimenta o tempero para ver se precisa de sal. Cuidado aqui, como eu usei um caldo caseiro que não leva nenhum sal precisei adicionar um pouco no meu risoto, mas se você estiver utilizando aqueles caldos industrializados, como eles têm muito sal, assim como o queijo também, primeiro experimente para ver se precisa de sal. Risoto pronto, agora é só servir. O meu eu servi com um filé de tilápia grelhado. Você pode servir com a proteína da sua escolha. Minha sugestão é aproveitar o fds pra fazer 😉