• Tayane Anjos

Bomba de castanha


Olá meus lindos... quem aí curte um eclair (a famosa bomba). Eu adoro e a que eu vou compartilhar com vocês hoje é especial, porque eu preparei para participar de um concurso aqui na minha cidade. Então vamos à receita dessa deliciosa bomba de castanha.


Massa:

1 xícara de água

1 xícara de farinha

1 colher de sopa de açúcar

Meia colher de chá de sal

Meia xícara de manteiga sem sal

4 ovos


Modo de fazer: numa panela coloque a água, o sal, o açúcar e a manteiga. Leve para o fogo, quando ferver, desligue o fogo e acrescente a farinha e misture bem. Parece q não vai dar certo, mas vá na fé. Depois ligue o fogo e continue mechendo vigorosamente por dois minutos, para cozinhara farinha.Se vc tiver uma batedeira planetária, pode usar a raquete, se não pode terminar na mão que também da certo.Depois que a massa esfriar um pouco, e só acrescentar os ovos, um a um, até que todos estejam incorporados.Agora transfira essa massa para um saco de confeitar, com um bico redondo, grande e faça linhas uniformes de 10cm em cima de uma assadeira forrada com papel manteiga, deixando um espaço bom entre cada linha porque elas vão crescer no forno. Agora leve para assar em forno pré-aquecido a 200°, por 10 minutos, depois baixe o fogo pra 180° e deixe assar por mais 20 a 25 min.Quando tirar do forno faça dois furos no fundo de cada eclair. Elas devem estar ocas no meio (eu usei um bico de confeitar pequeno para fazer cada furo). Agora é só deixar esfriar Preparo de Castanha:

1 xícara de castanha de caju

1 xícara de água para o molho

½ xícara de água para bater as castanhas

xícara de água. Bata bem até virar um creme consistente. Reserve.


Creme de castanha:

1 xícara de leite integral

1 xícara do preparo de castanha

4 gemas

80 gramas de açúcar

40 gramas de farinha de trigo

Modo de fazer: Leve o leite e o creme de castanhas para ferver. Numa vasilha coloque as gemas, o açúcar e a farinha. Misture bem com a ajuda de um fouet até esbranquiçar as gemas. Quando o leite estiver quente, vá juntando aos poucos na mistura das gemas. Coloca uma concha, mexe bem, depois coloca mais um pouco, até misturar o leite todo. Depois disso, leve de volta para o fogo e cozinhe até engrossar. Depois que começar a engrossar, continue cozinhando por mais 1 ou 2 minutos para não ficar com gosto de farinha. Deligue o fogo. Recheio pronto. Caramelo para cobrir

  • 1 xícara de açúcar

  • ¼ de xícara de castanhas trituradas

Modo de fazer: Derreta o açúcar em fogo baixo até obter uma coloração âmbar. Adicione as castanhas trituradas. Somente deve ser feito o caramelo após todas as eclairs estarem recheadas.


Vamos à montagem: Coloque o recheio frio em uma manga de confeitar com o mesmo bico que foi utilizado para fazer os furos no fundo das eclairs. Pressione o recheio delicadamente em cada eclair até sentir que ele está cheia e vá enfileirando elas em cima de uma grade. Após rechear todas as massas, faça o caramelo e despeje cuidadosamente por cima delas com a ajuda de uma colher. Esse processo deve ser feito com cuidado por causa da temperatura do açúcar, mas também deve se feito rapidamente pois esse caramelo endurece rápido. Se precisar, volte a panela para o fogo baixo para amolecer o caramelo. Após cobrir todas as eclairs, aguarde a cobertura esfriar e sirva.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo