• Tayane Anjos

Pão Funcional de Batata Doce



Bom dia meus lindos... quem aí gosta de começar o dia com aquele pãozinho?! E se o seu pão puder ter muito mais do que caloria vazia?! Na minha opinião a vida fica muito mais perfeita.

Eu ando numa vibe de pães funcionais. Ele não é integral, mas a massa leva ingredientes que são bons para você. O de hoje é feito com aveia e batata doce. O recheio vai a seu gosto e sua imaginação. Esse da foto eu recheei com pasta de amendoim natural e mel. Mas você também pode usar recheios salgados. A massa é super versátil e fica muito fofinha. Todo mundo aqui em casa amou.


Ingredientes: Esponja: 1 xícara de água morna 1 envelope de fermento biológico seco 5 colheres de sopa de farinha de trigo Massa: 1 xícara de leite integral em temperatura ambiente 2 colheres de sopa de suco de limão 2 ovos em temperatura ambiente 1 colher de sopa de leite em pó 1/2 xícara de açúcar demerara (pode ser xylitol) 1 xícara de batata doce cozida e amassada 1 xícara de aveia em flocos (eu usei aquela mais grossa, mas pode ser a normal) + ou - 5 xícaras de farinha de trigo (vou explicar na receita) 1 e 1/2 colher de chá de sal Modo de fazer: Inicialmente prepare a esponja. É só misturar a água morna, a farinha e o fermento e deixar descansarpor uns 15 minutinhos. Depois desse tempo vc vai perceber que vira uma mistura espumosa. Isso quer dizer que o fermento está ativado e vc pode seguir com a sua receita. Com a esponja pronta, é só adicionar os demais ingredientes, com exceção da farinha e misturar. Se vc tiver uma daquelas batedeiras que faz pão, é só usar ela com o gancho. Se não é só colocar tudo numa vasilha grande e misturar com uma colher.

Agora comece a adicionar a farinha de trigo, uma xícara de cada vez. Quando tiver adicionado 4 xícaras inteiras comece a sovar a massa (na batedeira vc utiliza a velocidade média alta, na mão eu aconselho colocar a massa numa superfície lisa, preferencialmente de granito). Eu tenho um vídeo que mostro o processo de sovar na mão. E só procurar nas postagens mais antigas, quando eu ensinei a massa da pizza. Vc vai sovando e adicionando farinha até ela começar a grudar menos na mão. Esse processo demora uns 15 minutinhos. A quantidade de farinha vai mudar a depender da umidade de onde vc mora, da qualidade da farinha, da umidade da própria farinha. Aqui eu usei uma xícara e um quarto de xícara de farinha. Mas a textura final da massa é a da foto acima (é só olhar as fotos do lado). Ela ainda gruda um pouco, mas não muito. Agora é só colocar a massa pra descansar por mais ou menos uma hora ou até ela dobrar de volume. Com a massa descansada, chegou a hora de formatar seus pães.

Esse pão pode ser feito com recheio ou sem recheio. Aqui em casa eu dividi a massa em dois e uma das metades eu dividi em mais dois. Cada parte eu abri separadamente. Eu usei tanto um recheio doce, que foi uma colheradas de pasta de amendoim com mel, como um recheio salgado. Para o recheio salgado eu coloquei fatias de presunto e queijo mussarela, salpique orégano e uns flocos de tomate seco desidratado (o outro pedaço eu fiz sem o presunto). Para rechear é só abrir com a ajuda de um rolo de macarrão, colocar o recheio de sua preferência e fechar estilo um rocambole. Depois de recheado, deixe o pão descansar por mais 40 minutos e leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por mais ou menos meia hora (fica de olho pq cada forno é diferente).

Antes de assar eu pincele cada pão como ovo batido e salpiquei um pouco de queijo parmesão nos salgados e de açúcar demerara no doce.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo