• Tayane Anjos

Bolo de Chokito


​​​​​​​​​​​​Olá meus lindos... Vamos à receita do Bolo Chokito?! A receita do bolo eu tirei de um blog de culinária estrangeiro (ricardocuisine.com) e ela é muito maravilhosa. Além disso, é super simples, não precisa de batedeira, nem de liquidificador. Só um fouet já resolve sua vida.


Ingredientes da massa do bolo: 2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio 1 colher de chá de fermento em pó 1 pitada de sal 2 ovos 2 xícaras de açúcar 1 xícara de leite misturada com 1 colher de sopa de vinagre (mistura e reserva 15 min) 1/2 xícara de óleo 2 colheres de chá de extrato de baunilha

3/4 de xícara de cacau em pó (usa cacau 100% aqui) 3/4 de xícara de café forte coado ainda quente

Modo de fazer: Numa vasilha misture o café e l cacau formando uma pasta. Reserve. Em vasilha misture os ingredientes líquidos. Reserve. Em outra vasilha misture os ingredientes secos. Reserve. Misture a pasta de cacau e café nos ingredientes líquidos e depois acrescente essa mistura aos secos. Pronto. Depois de incorporar tudo está pronto.

Despeje a massa em duas formas de 20 cm untadas e polvilhadas com chocolate e leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por uns 45 a 50 minutos. Pra saber qd ta pronto é só fazer o teste do palito. Com o bolo pronto. Deixa esfriar e vamos fazer o recheio. O recheio é um brigadeiro de caramelo que eu adaptei de uma receita que vi na Tastemade esses dias. Desse brigadeiro a gente vai reservar uma parte para fazer bolas e confeitar o bolo. Ingredientes do brigadeiro de caramelo: 1 e 1/2 xícara de açúcar 2 latas de leite condensado 1 colher de sopa de manteiga 1 lata de creme de leite sem soro Modo de fazer: Leve o açúcar ao fogo para caramelizar. Quando todo o açúcar tiver derretido, abaixe o fogo ou retire a panela do fogo se quiser ter mais segurança e adicione o leite condensado e a manteiga. Vai borbulhar, lembrem, é um caramelo. Todo cuidado é pouco⚠️ Depois de misturar continue cozinhando até dar o ponto de brigadeiro, ou seja, essa mistura soltar do fundo da panela. Ou vc passar a espátula no meio da panela e formar um caminho.

Com o brigadeiro feito vc vai separar 40% e adicionar 2 colheres de sopa de creme de leite. Esse é o brigadeiro que a gente vai enrolar como ba foto. No restante vc adicione o resto da lata do creme de leite. Reserve. Cobertura: Para a cobertura vamos fazer uma ganache com chocolate ao leite com flocos de arroz. São 200 gramas de chocolate ao leite, 1/3 de xícara creme de leite e 1/2 xícara de flocos de arroz. É só derreter o chocolate no banho maria ou no micro-ondas, adicionar o creme de leite, misturar bem e adicionar os flocos de arroz. Brigadeiro: Massa de brigadeiro reservada 100 gramas de flocos de arroz 200 gramas de chocolate ao leite temperado (se preferir pode usar aquele chocolate de cobertura - a única coisa que eu vou falar aqui é procura um chocolate de boa qualidade) Depois de frio, enrole os brigadeiros e passe nos flocos de arroz. Com todos os brigadeiros enrolados, comece a cobrir com chocolate e colocar um a um numa travessa coberta com papel manteiga. Quando coberto leve à geladeira por 10 min para endurecer o chocolate. É isso. Agora é só montar o bolo. Montagem: Com tudo frio esta na hora de montar o bolo. Se necessário, corte os topos do bolo para ele ficar reto (aqui nem precisei). No prato se servir, coloque metade do bolo, espalhe o recheio, depois coloque a outra metade. Espalhe a cobertura por cima do bolo. Aqui eu decorei com os brigadeiros de Chokito e mais flocos de arroz. Se for colocar mais flocos de arroz por fora, como eu fiz aqui deixe para fazer isso próximo à hora de servir, porque com o tempo eles tendem a amolecer e perdem a crocância. É isso. Meu bolo inspirado no Chokito para vcs. Falando sério aqui, acho que foi o bolo mais gostoso que comi esse ano, esse brigadeiro fica uma coisa sensacional, a mistura do bolo de chocolate com o crocante dos flocos de arroz tb é deliciosa. Sério! Não sei mais o que dizer pra te convencer que vc deve fazer isso em casa, porque vale muito a pena o trabalho que dá. Sim, não vou dizer que é um bolo difícil, porque não é, mas ele é um tanto trabalhoso.

É isso. Espero que gostem, que façam em casa e me falem o que acharam 😊


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fale Conosco

issoecomida@gmail.com

© Copyright 2018 por Isso é comida. Orgulhosamente criado Tay e Bruno