• Tayane Anjos

Torta Brownie com Brigadeiro Branco e Calda de Morango



Essa torta é uma daquelas maravilhas que de tão boa é até difícil de descrever. Mas vou tentar explicar para vocês: pense num brownie super fudge, bem denso, coberto com brigadeiro e com uma calda de morango, que dá um toque especial e faz com que ele ele fique doce na medida certa.


E a melhor parte é que para fazer é super fácil e ela fica super linda. Porque se eu consigo deixar uma sobremesa com essa cara, considerando toda a minha falta de talento artístico e manual, pode ter certeza que você também consegue.


Vamos fazer?!


Ingredientes para a massa do Brownie:

150 gramas de chocolate meio amargo

100 gramas de manteiga sem sal

1/2 xícara de cacau em pó (o ideal é que seja o cacau 100%)

3 ovos

1 colher de chá de essência de baunilha

1 xícara de açúcar

1 xícara de farinha

1 pitada de sal (se você usar manteiga com sal não precisa acrescentar)


Ingredientes para o brigadeiro:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga


Ingredientes para a calda de morango:

1 caixa de morangos (separe alguns para enfeitar)

2 colheres de sopa de açúcar

suco de 1/2 limão


Modo de Fazer:

Começando pela massa do brownie

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria ou no microondas. Eu prefiro utilizar o microondas, coloco de 30, retiro, dou uma misturada, coloco de volta por mais 30 segundo e repito o processo até derreter totalmente.

Com o chocolate e a manteiga derretidos, acrescento o açúcar, a essência de baunilha. Misturo isso para ajudar a baixar a temperatura do chocolate e começo a adicionar os ovos, um a um, mexendo bem após cada adição. Por fim, peneiro os ingredientes secos e incorporo tudo a massa.

Isso feito é só levar para assar em forno pré-aquecido a 180°, por mais ou menos 30 min.

Para assar essa torta eu usei uma assadeira redonda de 20 cm de diâmetro e fundo falso, untada com manteiga e chocolate em pó. Mas se você não tiver uma forma de fundo falso, o melhor truque é utilizar papel manteiga no fundo e nas laterais da sua forma (corta o papel de forma que ele fique mais alto que a lateral da forma para sair ainda mais fácil). Para isso você unta ela com manteiga, coloca o papel, unta esse novamente com manteiga e enfarinha com chocolate em pó.


Para fazer o brigadeiro é só levar todos os ingredientes para cozinhar, numa panela, em fogo baixo, mexendo o tempo todo, até dar o ponto de brigadeiro, que ocorre quando ele começa a desgrudar do fundo da panela.


Para a calda de morango, de novo, é só levar todos os ingredientes para cozinhar, numa panela, em fogo médio, por mais ou menos uns 15 minutos. Não precisa mexer o tempo todo, só de vez em quando para ter certeza de que a calda não vai agarrar no fundo da panela. Eu gosto de cortar meus morangos em 4 partes antes de levar para cozinhar.

No final você vai ter uma calda bem pedaçuda, se você quiser ela lisinha como a da foto é só bater no liquidificador.


Depois de tudo pronto e frio é só montar no prato em que você for servir.


Sei que parecem muitos passos, mas são coisas bem simples e fáceis de fazer e o resultado vale super a pena :)






26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo